quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Debate em torno de conceitos




Da discussão gerada, no 2º Encontro da Escola Intercultural, em torno do desafio de descodificar as palavras, surgiram as seguintes ideias:



MINORIAS / MAIORIA / EUROCENTRISMO


Os conceitos de minoria e maioria prendem-se com noções quantitativas do que é ou está em menor número ou em maior número.


Porém, em termos sociais e políticos, a minoria poderá ter a dominância política, económica, cultural e religiosa em relação ao restante da população que poderá ser em maior número. Foi considerado como exemplo mais gritante o apartheid sul-africano, em que a minoria branca dominava a grande maioria africana e a actual sociedade dos EUA.


Portanto os conceitos de minoria e maioria estão relacionados com o poder económico, político, social, religioso ou outro que algum grupo poderá ter em relação a outros que poderão co-existir em minoria ou em maioria no mesmo espaço geográfico.


Tem-se atribuído este conceito de minoria a grupos sociais mais fragilizados e sem expressão para que o grupo dominante aplique medidas desfavoráveis ou inadequadas.


O conceito de eurocentrismo foi analisado à luz dos conceitos atrás mencionados.

Os países que pertencem à Europa ocidental consideram-se o berço da civilização e o exemplo das sociedades democráticas mais desenvolvidas. Esta pertença de cariz superior vem da idade Média.

Todas as outras civilizações são encaradas como exóticas e deficitárias, inclusive os países europeus situados geograficamente no centro e este da Europa.

Foi questionado se os EUA se situam também neste paradigma eurocêntrico, não tendo o grupo chegado a nenhuma conclusão.

O eurocentrismo é sentido como uma segunda pele pela carga civilizacional, cultural e religiosa, apesar de se aceitar influências de outras culturas e civilizações.



PRECONCEITO / ESTEREÓTIPO / TOLERÂNCIA

 
Preconceito – ideia pré-concebida (pouco consistente, mas enraizada) que
influencia a forma como percepcionamos os outros.

Estereótipo – categorização/atribuição de características a pessoas/grupos
com base em ideias pré-concebidas, fruto de uma padronização/generalização.

Tolerância – apesar de uma primeira análise remeter para a aceitação do
outro na sua plenitude, o termo pode ter uma leitura mais negativa.
Efectivamente, tolerar, poderá remeter para um exercício difícil de
convivência com o outro, sem reconhecimento do outro.



SOCIEDADES MULTICULTURAIS / SOCIEDADES INTERCULTURAIS

Ambas defendem o reconhecimento da cultura, mas de diferentes formas.

O multiculturalismo coloca a cultura em caixas fechadas onde cada um é obrigado a identificar-se.

Interculturalismo:

-   Visão das culturas como não estanques, nem fechadas.

-    Necessidade de permanente diálogo e partilha entre os indivíduos

-    Reflexão sobre o que se chama “cultura”: reconhecimento da diversidade dentro de cada cultura

-     Plataforma de entendimento comum que permita o diálogo e o processo de negociação

Papel da escola: ligação entre o multicultural e o intercultural




POLÍTICA DE ASSIMILAÇÃO / POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO


Assimilação e integração são conceitos, à partida, polémicos. Entretanto, na prática quotidiana e na linha pedagógica da EB1 da Madalena [como caso concreto] - em que 60% dos alunos são estrangeiros - assumem um sentido muito específico, que se prende com um grande respeito pelos diferentes costumes e a aceitação mútua.

A integração é considerada como um processo não unilateral, em que a transformação é mútua, se dá e recebe e há uma partilha de experiências.

A assimilação engloba um conhecimento e aceitação das normas da comunidade (mas que passa pela consideração dos costumes de cada comunidade presente). Uma aquisição das necessárias competências linguísticas.


No debate geral subsequente à apresentação da síntese deste grupo, levantaram-se questões relativas à importância da língua em outras dimensões que não a da comunicação (e os problemas socioculturais que isso envolve). Foi, por outro lado, sublinhada a ideia de que as culturas são dinâmicas, e não entidades estáticas.

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