quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Balanço de atividades do Grupo Escola Intercultural - 2017/2018


De forma a contextualizar um balanço de atividades do Grupo Escola Intercultural - GEI, convém recordar que este projecto, promovido pelo SPGL, tem como objetivos:
1) Dinamizar e divulgar práticas e projetos interculturais nas comunidades educativas.
2) Refletir e aprofundar as diferentes vertentes da interculturalidade.
3) Criar rede entre experiências e projetos nesta área.

Com início em Setembro de 2011 – com um interregno de 2 anos - o GEI tem vindo a realizar encontros em torno dos conceitos de interculturalidade e visitas guiadas a bairros com uma forte presença de outras culturas.
Só iremos reportar as iniciativas do último ano lectivo. Assim em 2017
  • A 4 de março, cerca de três dezenas de professores visitaram o bairro Cova da Moura com o propósito de mostrar que a realidade do bairro é muito diferente daquela que os media passam. A visita foi dinamizada por responsáveis do projecto SABURA (em crioulo significa apreciar o que é bom). Este projecto foi implementado pela Associação Cultural Moinho da Juventude. O almoço decorreu num restaurante típico e à tarde assistiu.se à atuação do grupo de batuque “Finka-pé” formado somente por mulheres cabo-verdianas.
  • A 16 de Abril, foram efetuadas visitas guiadas às galerias de arte urbana da Quinta do Mocho e da Quinta da Fonte. Na Quinta do Mocho os professores (embora em número reduzido) tiveram a oportunidade de conversar com o coordenador do Projecto Esperança (financiado pelo Programa Escolhas) de modo a conhecer as valências existentes para apoio de crianças e jovens no bairro.
  • A 20 de abril, Maria Helena Barreto dinamizou no SPGL uma sessão sobre A Integração de Crianças Indianas na Escola Portuguesa: quem são e como aprendem. Maria Helena Barreto, docente e investigadora nasceu em Goa, Índia, e é professora do 1º ciclo no Agrupamento de Escolas de Outorela. Professora associada no Movimento da Escola Moderna tem realizado comunicações em território nacional e elaborado projetos visando o acompanhamento e capacitação de alunos com perturbações na aprendizagem. A sua tese de mestrado, com especialização em Análise e Intervenção em Educação, versou sobre a integração de crianças indianas na Escola Portuguesa.
  • A 25 de maio, Jorge Cardoso da Rede Educação para a Cidadania Global, desenvolveu a seguinte temática Como Lidar com a Diversidade. Que Caminhos Possíveis? Jorge Cardoso, licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE - IUL, fez uma pós-graduação em Desenvolvimento Social e Económico em África pela mesma Universidade. Tem participado na implementação de diversos projetos na área da Educação para o Desenvolvimento/Educação para a Cidadania Global. Antes foi coordenador da rede nacional de Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) e técnico no Gabinete de Apoio Técnico às Associações de Imigrantes, ambos no então, Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI). Integrou a equipa de investigação do projeto “Migrações Forçadas e Formatos de Intervenção Humanitária”, do Centro de Estudos Africanos do ISCTE-IUL, e foi voluntário durante dois anos em Moçambique, lecionando e trabalhando em projetos de Desenvolvimento.
  • A 5 de novembro, o GEI promoveu uma visita guiada à Mouraria (num circuito sobre os povos e culturas que a moldaram e/ou aí habitam). Esta visita teve o acompanhamento de um elemento da Associação Renovar a Mouraria através das ruas e vielas do bairro, destacando a mistura de culturas aí existentes.

Recordemos as acções do GEI no ano de 2018
  • A 25 de janeiro, o mediador e dinamizador comunitário na Quinta do Mocho, Sacavém foi convidado para nos dar Um Olhar sobre a Quinta do Mocho. Kedy Santos, licenciado em Engenharia Química, participa no acompanhamento lúdico e pedagógico de jovens e famílias e na mediação de conflitos escolares e de bairro. Co-fundador e dirigente da associação de jovens AJEB (Associação de Jovens Estrelas do Bairro), e também é formador da Academia Ubuntu. Membro do grupo de música Império Suburbano.
  • A 21 de abril foi realizada mais uma visita guiada à galeria de arte pública na Quinta do Mocho. Incluiu, ainda, um encontro com o Projeto Esperança, financiado pelo Programa Escolhas.
  • A 8 de Junho, foi realizado um encontro sobre As Crianças Ciganas no Sistema Educativo Português A dinamizadora, Luísa Lobão Moniz, é licenciada em Educação na área de Animação Sociocultural; o seu mestrado versava as Relações Interculturais. Doutorou-se no ramo de Educação, na especialidade Educação/ Interculturalidade. Trabalhou os Direitos da Criança na Comissão de Protecção de Menores da Zona Oriental de Lisboa. Foi responsável pelo projeto Entreculturas e Coordenadora do projeto TEIP no Agrupamento de Escolas Damião de Góis. Membro do Conselho Pedagógico do Centro de Formação António Sérgio. Responsável pela elaboração, candidatura e concretização do projeto do Programa Escolhas para o Bairro do Armador em Chelas, Lisboa. Destacada no IAC/ SOS Criança, responsável pelo projeto “Bom dia, SOS Criança”. Foi ainda coordenadora do projeto “Ir à Escola”, para alunos de etnia cigana.
  • A 29 de Setembro, em parceria com o Departamento de Professores Aposentados, as galerias de arte urbana da Quinta do Mocho e da Quinta da Fonte receberam a visita de cerca de 40 pessoas, algumas ligadas ao ensino. Assistiu-se à apresentação de um projecto artístico e cultural, Teatro IBISCO (Teatro Inter Bairros para a Inclusão Social e Cultura do Otimismo), sediado no Centro Comunitário da Quinta da Fonte. Dois jovens artistas representaram um hilariante conto africano “Homi ma mufunado na mundo” (O homem mais azarado do mundo).
  • A 25 de Outubro, em parceria com o Departamento dos Professores Aposentados, realizou-se uma visita guiada para 30 professores à Biblioteca Nacional e à exposição “As mil e uma noites em Portugal”, promovida pela Área das Ciências e Religiões, da Universidade Lusófona.

Em 2019 teremos mais iniciativas. Estejam atentos!

Sílvia Baptista

Publicado na Escola Informação de janeiro de 2019

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